Paul McCartney lota o Castelão?! Sim ou não?

21/02/2013 at 0:01 7 comentários

Bandeira do Brasil.Coluna PLAYLIST (Jornal O Povo), do dia 21/02/2013. Veja na pág. 9: http://migre.me/56IkW

Show do ex-Beatle no Castelão pode marcar o início de uma era de novas possibilidades para megaespetáculos em Fortaleza.

Show do ex-Beatle no Castelão pode marcar o início de uma era de novas possibilidades para megaespetáculos em Fortaleza.

Até ontem, as megaturnês de artistas internacionais que vinham para o Brasil sempre passavam bem longe de Fortaleza. Shows para mais de 40 ou 50 mil pessoas eram inviáveis na nossa cidade, pois geralmente precisam de estádios de futebol suficientemente bem equipados, com uma infraestrutura bastante específica. As grandes produtoras de eventos diziam que o Castelão não era perfeitamente adequado pra receber esses megaespetáculos, como: turnês de Madonna, U2, Iron Maiden etc. Por isso, fãs cearenses precisavam viajar para outras cidades para ver seus ídolos de perto.

Talvez, esse tipo de deslocamento não seja mais necessário a partir de agora. Sim, o Castelão foi reformado e dizem que ele é realmente moderno e está preparado para receber megaeventos… No entanto, eu escrevi “talvez” no começo desse parágrafo, justamente, porque ter um estádio bacana não é suficiente para garantir uma frequência de grandes shows na cidade. As empresas que produzem eventos precisam – principalmente – ter certeza de que há público suficiente. Elas precisam vender uma quantidade de ingressos que consiga custear parte das despesas, atrair patrocinadores e claro gerar lucro no final. Por isso, ainda não dá pra afirmar que o Castelão vai se transformar em rota de grandes turnês internacionais, como alguns veículos publicaram por aí…

Arena Castelão.

Arena Castelão.

No entanto, o já anunciado show de Sir Paul McCartney vai ser um ótimo termômetro e pode sinalizar se nossa cidade tem ou não condições de receber artistas desse naipe. Ontem, conversei com um experiente produtor de eventos da cidade (que não quis ter seu nome mencionado) e ele disse não ter certeza de que o show será um sucesso. “Sinceramente, não sei. Fazer eventos em Fortaleza é sempre muito arriscado porque o público aqui é muito imprevisível. Um show do Paul trabalha com uma faixa de público muito abrangente. E isso dá uma certa tranquilidade pra quem produz. No entanto, não dá pra garantir que 50 mil pessoas vão comprar ingressos que, aliás, não serão baratos. Particularmente, acho que Fortaleza não tem capacidade de gerar esse público… mas posso estar enganado. Esse show do Paul vai ser um grande teste ”, explicou.

Sendo assim, o jeito é pagar pra ver (literalmente!). E ficar na torcida de encontrar um Castelão absolutamente lotado para ver o ex-Beatle. Só assim, poderemos sonhar com outros grandes shows no nosso estádio… Rolling Stones, U2, Iron Maiden, Coldplay, Roger Waters…? Será?!


Ferruccio Feitosa[+] Entenda a notícia
Em entrevista ao jornal O Povo no último fim de semana, o secretário Especial da Copa do Mundo de 2014, Ferruccio Feitosa (foto à direita), confirmou que uma produtora de eventos de Fortaleza teria agendado um show de Paul McCartney na Arena Castelão. Até o fechamento desta coluna, detalhes importantes como: data e preço dos ingressos ainda não haviam sido oficialmente divulgados. (Clique aqui e lei matéria no O Povo)

[Fábio Monteiro]

Resumo: Ĉi tiuj tekstoj estas el “Playlist”, kiu estas rubriko de ĵurnalo “O Povo”, publikigita ĉiuĵaŭde kaj skribita de mi. Ĉi tiu ĵurnalo estas tre grava en mia urbo. La tekstoj ĉiam temas pri la muzika mondo.

Summary: These texts were removed from the “Playlist” column that is written by me and published every Thursday in the newspaper “O Povo” – a great newspaper in my town. The texts always talk about the music world.

Resumen: Estos textos fueron retirados del “Playlist”, que es un artículo escrito por mí y publicado todos los jueves en el periódico “O Povo” – un diario tradicional de mi ciudad. Los textos se refieren siempre al mundo de la música.

Anúncios

Entry filed under: Playlist (O Povo) / Música. Tags: , , , , , , , , , .

Why I’m so handsome Adeus, família O Povo!

7 Comentários Add your own

  • 1. glaucia sousa  |  21/02/2013 às 22:02

    Eu tenho certeza que irei!!!

    Curtir

    Responder
  • 2. Saulo Cruz  |  22/02/2013 às 7:49

    O que o “experiente produtor” anônimo curiosamente se esquece (ou não sabe… desinformação?) é que os shows de Paul McCartney são eventos nacionais, não se restringem ao público local. Seja em São Paulo, Floripa, Recife, ou aqui em Fortaleza, fãs do Brasil inteiro migram à cidade para lotar o show. Provavelmente (já que ele é anônimo) o tal produtor seja muito experiente em eventos locais ou paroquianos, cujas atrações não tenham apelo junto ao público externo. Paul McCartney está além disso, e tudo o que ele faz desperta o interesse do mundo do show-bizz. Talvez seja devido a mentalidades tão provincianas e pequenas como a do “experiente produtor” que Fortaleza não tenha tradição em grandes shows e eventos, e estejamos todos fadados a ver multiplicadas as casas de forró e os campeonatos de paredões.

    Curtir

    Responder
    • 3. Fábio  |  22/02/2013 às 8:48

      Saulo, seu comentário é bastante interessante e pertinente. Mas gostaria de esclarecer um ponto. O tal “experiente produtor” em nenhum momento colocou em cheque a competência ou a capacidade do Paul. Isso é um ponto indiscutível! Pra ele, o problema não é o artista, mas sim o público da cidade que – talvez – não responda à altura… “Fazer eventos em Fortaleza é sempre muito arriscado porque o público aqui é muito imprevisível. Um show do Paul trabalha com uma faixa de público muito abrangente. E isso dá uma certa tranquilidade pra quem produz”, foi o que ele disse. A equação pra se calcular o sucesso de um show não é tão simples como se pensa… São muitas variáveis em jogo. Trazer um artista de alto nível, como Paul McCartney, não significa lucro e sucesso para produtores e contratantes. Pelo contrário, é uma operação de altíssimo risco! Exatamente, por isso, shows desse porte NUNCA acontecem por aqui… Particularmente, eu sou otimista, e espero que seja sim um show antológico!

      Curtir

      Responder
      • 4. Saulo Cruz  |  22/02/2013 às 15:59

        Fábio, fico agradecido pela sua atenção e cuidado em responder-me. Mas a questão central do meu comentário não foi essa, e sim quando ele disse: “Particularmente, acho que Fortaleza não tem capacidade de gerar esse público… mas posso estar enganado.” Ora, chega a ser pueril a expectativa de que um show de tamanho porte (assim como seria o de qualquer outro grande astro pop) seja lotado apenas com espectadores da cidade anfitriã. É o mesmo que Fortaleza ter receio de sediar jogos da Copa por medo de que os cearenses não adiram ao evento. O publico de Paul McCartney, caro Fábio, está acostumado a viajar o Brasil para acompanhar seus shows e lotar os estádios onde quer que ele esteja, ou será que o produtor acha que as 65 mil pessoas que lotaram o Morumbi (2010) eram só de paulistanos e que as 60 mil pessoas que lotaram o Arruda em Recife (2012) eram todas pernambucanas? Com a ressalva de que haja uma boa produção local que cuide da divulgação e da complexa logística inerente ao evento, é deveras difícil um evento desses não obter êxito. Não estou aqui minimizando os riscos, é lógico que são existentes. Contudo, “shows desse porte NUNCA acontecem por aqui” mais devido à visão limitada dos nossos produtores conterrâneos que, como eu falei, pensam em eventos com uma visão local e paroquiana. Ao contrário, artistas como Paul, Madonna, U2, Rolling Stones… arrastam fãs de um país inteiro, aonde quer que eles estejam. Torçamos para que nossos produtores evoluam em profissionalismo e em “ousadia responsável”.

        Curtir

  • 5. Fábio  |  22/02/2013 às 17:51

    Seu argumento faz todo sentido, Saulo. Vamos esperar e curtir esse show! \o/

    Curtir

    Responder
    • 6. Edu  |  22/02/2013 às 18:23

      A duvida do promotor tem sentido.Ano passado somente o primeiro show lotou,o segundo sobrou ingresso.Tem que ver se caso confirme os shows de Minas e Brasilia qual impacto teria em relação a possiveis pessoas do Sudeste que iriam até Fortaleza, já que tem essas duas possiveis opções.Outro detalhe não é qualquer um que tem condições de assistir a todos os 3 shows que estão em negociações.Na minha opinião o show lota porque é somente uma apresentação no nordeste.Sou de São Bernardo,SP, e estarei aí em Fortaleza acompanhando este momento histórico.

      Curtir

      Responder
  • 7. Nekomata  |  27/02/2013 às 13:15

    Não acredito que esse show acontecera, certamente sera cancelado por falta de publico, assim como foi o show do Black Label Society, sei do abismo de sucesso que existe entre os dois, mas o BLS (otima banda do ex- guitarrista do Ozzy, Zakk Wylde) nao deixa de ser uma grande atracao internacional, na qual comprei o ingresso, o show foi cancelado quase na vespera e ate agora não fui reembolsado). Esse show só sera viável se for data unica no Brasil e ate mesmo na America do Sul, pois acho que boa parte do povo do Sul e Sudeste optaram por datas na Argentina ou Chile. Repetindo, nao se iludam, o Ex- Beatle nao colocara os seus pes em Fortaleza para fazer show em estadio vazio, por isso o evento sera cancelado. O Paul Mc Cartney nao manchara sua carreira de decadas de sucesso protagonizando esse provável fracasso. Lamentavel!

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Languages

Clique sobre a foto e conheça o viajante: Fábio Monteiro.

O Blog

Um blog pra quem gosta de se aventurar pelo mundo. Dicas e relatos de viagem baseados em fatos reais.

Blogo por tiuj, kiuj ŝatas riski sin tra la mondo. Konsiloj kaj rakontoj pri vojaĝoj bazitaj sur realaj okazaĵoj.

A blog for those who like to venture into the world. Tips and travel accounts based on real events.

Un blog para aquellos que gustan de aventurarse en el mundo. Consejos y relatos de viajes basados en hechos reales.

1 de junho de 2016
Hora de viajar!
Clique aqui e assista ao programa!
on Facebook.
Follow me!
Veja fotos!
On Google.

• Digite seu endereço de e-mail abaixo para assinar este blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

• Skribu sube vian ret-adreson por aboni ĉi tiun blogon kaj ricevi avizojn pri novaj blogaĵoj per ret-adreso.

• Enter your email address below to subscribe this blog and receive notifications of new posts by email.

• Introduzca su e-mail para suscribirse a este blog y recibir notificaciones de nuevos mensajes por correo electrónico.

Junte-se a 2.474 outros seguidores

Categorias

Tópicos recentes

Instagram

Viajante no Twitter

Spektu Esperantan Televidon.
Vidu mian profilon ĉe Pasporta Servo.

Posts deste mês

fevereiro 2013
D S T Q Q S S
« jan   mar »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728  
Coluna Playlist - Jornal O Povo
Fabinho na TV.
Fabinho no rádio.

%d blogueiros gostam disto: